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ENSINO PARA A
SUSTENTABILIDADE
Para a Unesco, uma educação de
qualidade e comprometida com o
desenvolvimento sustentável caracteriza-
se por:
1. ser interdisciplinar e holística, ensinando
desenvolvimento sustentável
de forma integrada em todo o
currículo;
desenvolvimento sustentável
de forma integrada em todo o
currículo;
2. ter como objetivo a disseminação
de valores, ensinando princípios
fundamentados no desenvolvimento
sustentável;
de valores, ensinando princípios
fundamentados no desenvolvimento
sustentável;
3. estimular o pensamento crítico e a
capacidade de encontrar soluções
para os problemas;
capacidade de encontrar soluções
para os problemas;
4. fazer uso de vários métodos para
educar, como a palavra, a arte, o debate
e a experiência;
educar, como a palavra, a arte, o debate
e a experiência;
5. desenvolver o processo participativo
da tomada de decisão, incluindo
os alunos na decisão sobre como
irão aprender;
da tomada de decisão, incluindo
os alunos na decisão sobre como
irão aprender;
6. integrar as experiências de aprendizagem
na vida pessoal e profissional;
na vida pessoal e profissional;
7. focar na vida local, partindo das
questões e dos problemas da realidade
do aluno para depois abordar
e correlacionar os aspectos globais
questões e dos problemas da realidade
do aluno para depois abordar
e correlacionar os aspectos globais
“Todo conhecimento comporta o
risco do erro e da ilusão. A educação
do futuro deve enfrentar o problema
de dupla face do erro e da ilusão.
O maior erro seria subestimar o
problema do erro; a maior ilusão seria
subestimar o problema da ilusão. O
reconhecimento do erro e da ilusão é
ainda mais difícil, porque o erro e a
ilusão não se reconhecem como tal.”
Edgar Morinrisco do erro e da ilusão. A educação
do futuro deve enfrentar o problema
de dupla face do erro e da ilusão.
O maior erro seria subestimar o
problema do erro; a maior ilusão seria
subestimar o problema da ilusão. O
reconhecimento do erro e da ilusão é
ainda mais difícil, porque o erro e a
ilusão não se reconhecem como tal.”
http://www.fronteirasdopensamento.com.br/portal/content/cartilha_dialogocomprofessores_02.pdf
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