quinta-feira, 26 de abril de 2012



Secretaria de Meio Ambiente cria Corredor Verde entre os parques naturais
de Marapendi e Chico Mendes

Em um ano serão reflorestadas 1300 metros de vegetação nativa


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Fundação Parques e Jardins deram início, dia 1/12, às ações de recuperação, manejo e enriquecimento da vegetação nativa criando, assim, o projeto “Corredor Verde” no Canal das Tachas, que liga os Parques Naturais Municipais de Marapendi e Chico Mendes, numa área cuja extensão é de 1300 metros, no bairro do Recreio.

O Projeto Corredor Verde é a faixa territorial de ligação entre as áreas protegidas da Cidade destinada à restauração da vegetação nativa da Mata Atlântica e que também tem como objetivo o aumento da circulação de animais silvestres e a volta de algumas espécies que já não estejam transitando mais na região. 

Para a revitalização da vegetação nativa, com destaque para a/o: Paineira, Pitanga, Palmeira-Jerivá, Ingá, Aroeira, entre muitas outras, estão previstas ações de manejo de espécies invasoras de plantio equivocado ou crescimento espontâneo com poda e/ou remoção para replantio e crescimento seguro das árvores nativas.

As ações de manejo da vegetação serão executadas inicialmente pela Fundação Parques e Jardins (FPJ) que, hoje, inicia o trabalho com uma equipe especializada, cuja tarefa é realizar, nessa primeira etapa, a poda para controle da erva-de-passarinho, a poda de limpeza e a remoção de plantas invasoras. Numa segunda fase, a SMAC fará o reflorestamento, cercamento, entre outras ações na área.

Durante todas as fases do projeto, haverá campanhas educativas junto aos moradores do entorno, realizadas pelos Agentes Ambientais do Centro de Educação Ambiental - CEA.

Animais como o jacaré-de-papo-amarelo, a capivara, a preguiça, o socó, o martim-pescador são nativos da Mata Atlântica em perigo e receberão também ações de educação ambiental destinadas à proteção dessas espécies que são locais da região.

O Corredor Verde será uma das ferramentas do Mosaico Carioca - gestão integrada de todos os parques e demais áreas protegidas da Cidade sob administração municipal, estadual e federal.

Local: Canal das Tachas – trecho entre os Parques de Marapendi e Chico Mendes.

Extensão: 1.300 metros

Ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente:

·         Reflorestamento
·         Poda de limpeza
·         Remoção de espécies invasoras (exóticas - não nativas da mata atlântica)
·         Cercamento
·         Campanhas de Educação Ambiental junto aos moradores do entorno
http://www.rio.rj.gov.br/web/smac/exibeconteudo?article-id=2401544

Nenhum comentário:

Postar um comentário