quinta-feira, 26 de abril de 2012

       
                     
        

 Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro ganha concurso nacional e é premiada pelo Ministério do Meio Ambiente por trabalhos em prol da sustentabilidade

 A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu do Ministério do Meio Ambiente o prêmio "Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana ", cujo trabalho “Programa Mutirão Reflorestamento" foi classificado em primeiro lugar no tema “Áreas verdes urbanas e/ou gestão de áreas de preservação permanente (APP)”, pela atuação nos morros/encostas cariocas.
 A experiência em "Política de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro", premiada com a segunda colocação, foi pioneira no tema “Fortalecimento institucional, planejamento e gestão urbana ambiental”. O trabalho nessa área tem sido de grande valia ao Município do Rio e um exemplo seguido pelas demais cidades do Brasil.
 
A Secretaria participou do “Concurso Nacional de Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana " e concorreu com trabalhos/projetos de várias cidades do País.
Nessa edição do concurso foram levados em conta os compromissos com o desenvolvimento sustentável assumidos internacionalmente a partir da Conferência Rio 92, e que deverão ser renovados durante a Rio+20 e que continuam apresentando grandes desafios para os Governos e sociedade civil das diversas nações. No Brasil, ao lado de outras temáticas de alta relevância, como o enfrentamento das mudanças climáticas, a proteção das florestas e da biodiversidade, tais desafios dizem respeito à sustentabilidade da qualidade ambiental dos territórios urbanos nos quais vivem mais de 80% da população do nosso País.
 
O concurso baseou-se nesse contexto do reconhecimento de que o intercâmbio de informações, divulgação em nível nacional e valorização de experiências municipais exitosas, constitui em estratégias eficientes para apoiar a capacidade institucional dos governos locais e, assim, promover avanços nos diversos campos da sustentabilidade ambiental urbana.

Critérios:
 
Ter o Governo Municipal como agente promotor, por meio de sua administração direta ou indireta, com ou sem parcerias. Estar efetivamente implantada e com resultados aferíveis. Enquadrar-se em um ou mais dos seguintes temas:
 
1) Áreas Verdes Urbanas e/ou gestão de Áreas de Preservação Permanente (APP) - (1o lugar - Mutirão Reflorestamento);
2)Manejo das águas no contexto urbano;
3)Prevenção de desastres em áreas urbanas;
4)Construção sustentável;
5)Mobilidade sustentável e/ou qualidade do ar;
6)Resíduos Sólidos Urbanos;
7)Áreas contaminadas e/ou prevenção de acidentes com substâncias perigosas nas cidades;
 8)Fortalecimento Institucional, Planejamento e Gestão Ambiental Urbana - (2o lugar - Mudanças Climáticas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário